quinta-feira, janeiro 26, 2017

Cores - Teoria e Prática


Cor encanta!
Porém desgostam-me os testes onde tenho que decidir a cor mais amada e a mais odiada. Não existem. Mulher de fases cada dia gosta de uma.
Cores outonais me atraem muito, a natureza em festa no verão e primavera idem, brumas cinzas e marrons também...
Preto como dizia o pintor é a "rainha das cores",  branco luz total!
Contudo quando entramos na teoria...Complica.
Nada como encontrar um vídeo super didático. Divirta-se com:
The Painter's Color Wheel with Clones!


Descomplicado pela coreografia vamos aos conceitos.

Cores Primárias
São cores puras - vermelho,  azul e  amarelo. Não podem se decompor em outras cores, mas quando combinadas produzem cores diferentes das originais.
As cores primárias não são uma propriedade da luz, mas um conceito biológico, baseado na resposta fisiológica do olho humano à luz. Este grupo de cores está no Círculo ou Disco Cromático das Belas Artes - RBY ( Red, Blue, Yellow).
Este disco é uma convenção utilizada na pintura acadêmica clássica e teoricamente estas cores podem originar todas as outras. Também é conhecido como Roda de Oswald.


Entretanto ao misturarmos fachos de luz coloridos o resultado é  diferente da mistura de tintas ou pigmentos.
A cor-luz origina-se diretamente de corpos luminosos. Exemplos: luz do sol, das estrelas, de lâmpadas, de monitores (de computador). A cor-pigmento é luz refletida pelo corpo, fazendo com que o olho humano perceba esse estímulo como cor. Desta forma pintura e outras artes plásticas baseiam-se na cor-pigmento.Fotografia, cinema,televisão e a arte eletrônica baseiam-se na cor-luz. A mistura de cores luz é chamada de mistura aditiva e a mistura de cores pigmento é chamada de mistura subtrativa.




Cores Aditivas ,  Sistema Aditivo ou RGB ( Red,Green e blue)
Trabalhando  a partir da ausência de luz (preto) podemos adicionar cores de luz para formar outras. .Vermelho, verde e azul são cores aditivas. Aos pares elas formam ciano ( cyan), magenta e amarelo ( yellow) - cores secundárias da luz. Se adicionarmos a luz das  cores primárias aditivas em intensidades iguais obteremos a luz branca.
As cores aditivas são base do Disco Cromático Luminoso.


Cores  subtrativas ou CMYK ( Cyan, Magenta, Yellow e Black key)
Ao colocamos uma tinta amarela sobre um papel branco o resultado prático é tingir o papel de amarelo. Entretanto o amarelo estava lá. O papel branco estava refletindo todas as cores da mesma forma.
A tinta amarela reflete apenas vermelho e verde, mas rouba ou subtrai o azul do branco. Toda cor de tinta subtrai a sua cor complementar da luz ( branco).
Cian: Absorve a luz vermelha e permite reflexão de azul e verde.
Magenta: Subtrai verde e permite refletir vermelho e azul.
Amarelo: Absorve azul e permite reflexão de vermelho e verde.
Combinando cian, magenta e amarelo, aos pares, teremos vermelho verde e azul.
Misturando estas três cores resultantes há absorção de todas as cores da luz e obtemos o preto.
Estas cores são a base do Disco Cromático da Industria Gráfica.


Se as cores puras também chamadas de primárias  são azul, vermelho e amarelo outras resultantes das suas combinações podem ser classificadas em Secundárias e terciárias. Existem ainda as análogas, complementares e triádicas.

Cores Secundárias


Obtidas na mistura entre cores primárias.

Cores terciárias


Obtidas da mistura entre primárias e secundárias.

  • Laranja: Mistura do vermelho + amarelo 
  • Oliva: Mistura do verde + amarelo 
  • Celeste: Mistura do azul + ciano 
  • Violeta: Mistura do azul + magenta 
  • Rosa: Mistura do vermelho + magenta 
  • Turquesa: Mistura do verde + ciano

Cores Análogas

São as cores que estão lado a lado no círculo cromático. Possuem uma cor básica em comum.

Cores Complementares.

São as que estão nos lados opostos do círculo cromático.


Cores Triádicas e Monocromáticas
Triádicas são cores equidistantes no Círculo cromático. Por exemplo laranja, verde e violeta. Escala monocromática se refere às várias tonalidade de uma  cor, da mais intensa ou escura  à mais luminosa.


Com a prática incorporamos as combinações para obter as cores desejadas, entretanto uma tabelinha sempre ajuda...




Conceitos

Matiz: Entendido como cor propriamente dita  é o estado puro da cor, sem adição de preto ou branco. A propriedade que permite  distinção entre uma cor e outra. Quando falamos em tom estamos descrevendo  a luminosidade ou escuridão relativa.

Escala de Valores

Na pintura representativa a escala de valores  é mais importante que as cores em si. A transição entre luz e sombra representa a tridimensionalidade das imagens
O contorno, a forma e os tons ou valores tonais, quanto claras ou escuras as cores são, definem uma figura.
Escuridão e luminosidade das cores interagindo formam uma estrutura e orientam o olhar para dentro e fora da pintura.  Proporcionam o movimento, pois o olho segue a luz.

Valor Tonal: Entende-se como a luminosidade, claridade ou brilho da cor. Cores que refletem muita luz ( ou claras) tem alto valor tonal. As que absorvem mais luz são as de baixo valor tonal. também pode ser entendido como a quantidade de branco e preto numa cor.




Chroma ou Saturação: Refere-se à intensidade da cor ou matiz.  Quanto mais pura, mais saturada. A medida que é misturada com outra cor a vivacidade  diminui. ela desbota e fica mais cinza.  saturação pode ser entendida como a quantidade de cinza que uma cor contém. Quando a cor é misturada  (ou neutralizada) com a sua complementar tende para tonalidade cinza.
Para diluir misturamos a cor com branco gradativamente. Para escurecer (sombra) miaturamos com preto  ou uma segunda cor que pode ser a complementar.

Poder Colorante: Existem pigmentos, como carmim de alizarina e azul ftalo que tem capacidade alta de tingir o branco. Outros como amarelo ocre e verde óxido de cromo  tingem fracamente o que exige um volume maior para colorir o branco.

Referências:  Mistura de Cores, Ian Sidway;  Drawing an Painting, Thames &Hudson; Pintura Abstrata, Pairramon Paidotribo; Portal do Marketing; Curso de Silk Screen; Nou Nou Du Nord; Pinterest; Cultura UFPA;

Nenhum comentário:

Postar um comentário