quarta-feira, janeiro 18, 2017

Cubismo - Estilos de Pintura


Pablo Picasso, 1910, Girl with a Mandolin

Pablo Picasso é um ícone, mesmo para quem não se interessa pela pintura.
Grande número de pessoas ouviu falar de Picasso. Percentual menor ouviu sobre George Braques ou Paul Cèzanne.


Paul Cezanne -Les Grandes Baigneuses - 1894-1905

Este francês, Cèzanne (1839-1906), transitou entre impressionismo e cubismo, representando formas da natureza através de cones, esferas e cilindros.
Pablo Ruiz Picasso, pintor espanhol,  influenciado pelo mestre, fundou ao lado de George Braques o verdadeiro cubismo.


Pablo Picasso - les Demoiselles D'Avignon

Dentre suas obras mais famosas estão Guernica (1937), pintura sobre o bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola; e Les Demoiselles d'Avignon que retrata cinco prostitutas nuas de uma casa na rua Avignon em Barcelona.


Andre Lhote - 14 de julho em Avignon

Cubismo desconstrói um objeto e representa-o em todas suas dimensões através de figuras geométricas,  num único plano.
Não existe preocupação em fidelizar a aparência real das coisas. Todos os ângulos e volumes são representados no mesmo plano.
Vários artistas, precursores da arte moderna, evoluíram para o Cubismo passando pelo Fauvismo   caracterizado na oposição à regra estética impressionista, que vigorava na época.

Fases do Cubismo


Andre Lhote, Portrait of Anne 1930 - Cubism

- Cézanniano ou Pré Analítico:  Também considerado Cubismo Primitivo se restringia a representação por formas geométricas.


Robert Delaunay, Simultaneous Windows on the City

- Cubismo Analítico: A imagem é decomposta e representada num único plano, de forma geométrica com tal singularidade que o objeto verdadeiro quase foge a percepção. Esta distorção a torna praticamente abstrata. Predomina o uso de poucas cores, principalmente  preto, cinza, marrom e ocre.


Picasso,Three Musicians - Sinthetic Cubism

- Cubismo Sintético: Percebe-se uma tentativa de inserir o objeto novamente dentro da realidade. A inovação está nas colagens de diversos materiais que induzem sensações táteis além de visuais.


Robert Delaunay, Torre Eiffel

Do Cubismo também surgiu o lírico Orfismo, movimento efêmero que marcou a pintura  alemã . Estabelecia  correlação com a música e privilegiava o uso de cores como principal meio de espressão artística.
Na arte moderna, Abstrato Geométrico, Naif Art e Pop Art detém algumas características do Cubismo, embora críticos não as reconheçam como tal.


Romero Brito



El Vagabundo -Painting by Emanuel Ologeanu


Georgy Kurasov


Tommervik

Referências textuais: Wikipedia; Arte Cubista; Guggenhein; Info Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário