sábado, janeiro 21, 2017

Resina Dâmar - Dammar Gum

"Mediuns" de pintura  englobam uma gama de substancias que basicamente sevem para diluição das tintas e acabamento das telas pintadas.
Hoje fui ao comércio local à procura de verniz cristal ou verniz dâmar para dar acabamento à minha primeira telinha. Conforme a literatura online nacional,  depois de um mês de finalizada,  a tela deveria estar seca o suficiente para receber uma camada de verniz protetor.
Não encontrei  vernizes importados, nem para saber preço...rsss e acabei com o verniz cristal nacional.
Entretanto como a curiosidade matou o gato...
Acabei descobrindo que o indicado pelo fabricante é um ano de secagem da tela. Obviamente depois que apliquei.  Aparentemente não estragou nada...espero!


Bubuk Dammar

Dammar Gum

Resina ou goma dâmar é obtida diretamente da árvore ou fossilizada do solo.
No primeiro caso sua cor é amarelo pálido. Quando extraída da terra pode ser marrom acinzentada.
De consistência mediana, a obtida através de Singapura é  transparente,  em pedaços cor de palha com camada exterior fina, branca e farinhenta.


Pode ser obtida da Índia, Indonésia e  Leste Asiático geralmente proveniente da casca de Agathis Dammara  (árvore Kauri) da família Dipterocarpaceae.
Dammar é palavra malaia que significa resina ou tocha de resina.
Usada para fabricar incenso,verniz, laca, revestimento de vidros,tintas, plásticos, medicamentos, materiais odontológicos, álcool, cola. Também como  agente de turvação de alimentos ou misturada à parafina para fazer batik, e  no passado para calafetar navios adicionada ao piche ou betume.
Aos artistas seu interesse se deve à produção de verniz que pode ser adicionado à tinta durante a execução ou aplicado na tela após finalização e secagem.


Verniz Dâmar

Segundo um site de vendas  prepara-se o verniz misturando aproximadamente 200g a 300g da resina com 600ml de terebentina ou aguarrás.

- Coloca-se a resina num saco de algodão de trama fina, que depois de bem fechado será mergulhado na terebentina.  A resina se dissolve em 24h à 48h e as impurezas ficam dentro do saco.
- Após espremer bem o tecido para retirar todo verniz dâmar é aconselhável uma segunda filtragem em tecido de algodão ou musselina para que fique bem transparente e puro.

Obs: Estes solventes devem ser manipulados ao ar livre ou em local bem arejado pois sua inalação pode ser prejudicial à saúde.

Muitas  marcas tradicionais vendem o verniz  dâmar pronto. As resinas disponíveis em pedaços são Singapura e Batavia, sendo a última considerada de melhor qualidade. Vernizes modernos podem usar outras resinas e espíritos minerais ou destilados de petróleo como solventes.


Dicas

- Não aplicar o verniz dâmar antes de 6 a 12 meses de secagem. Se quiser proteger a tela antes disto é aconselhável usar o verniz de retoque que é mais diluído.
- Aplicar na vertical indo de uma extremidade da tela à outra, em traçados paralelos.
- Em seguida sem carregar o pincel de verniz  refazer os movimentos na horizontal, para espalhar bem.
- Separar um pincel de qualidade e cerdas macias apenas para aplicação de verniz.

Vernizes

Aplicados com pincel, ou em aerossol os vernizes de acabamento evoluíram e diversificaram.

- Dammar Varnish ou Verniz de Dâmar, diluído em terebentina é tradicional e confere bastante brilho.

- Artists' Gloss Varnish ou Verniz Cristal é protetor e o mais usado atualmente.

- Matt Varnish ou Verniz Mate proporciona acabamento mate

- Wax Varnish ou Verniz de Cera também proporciona acabamento mate sendo removido com mais facilidade.

Aerossols são vernizes idealizados para proteger com grande transparência, não amarelar, e serem facilmente removíveis

* Verniz Copal, Verniz Mastique e Verniz de Âmbar estão praticamente em desuso. O Copal pelo endurecimento e dificuldade de retirar. Âmbar pela raridade e alto custo. Mastique pela tendência ao craquelamento.


Referências : Wikipedia;  Arquive.org; Fernando Fujiwara; oKeef Arts; Good gallery; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário