quarta-feira, fevereiro 08, 2017

Limpando Pinceis


Orientação clássica é usar solventes ou diluentes para o tipo de tinta escolhido.
Quando trabalhamos com tintas a base de água o trabalho é facilitado. Água, sabão e delicadeza com os pelos do pincel é o que basta.
Nas tintas a óleo, cuja composição está baseada em meios oleosos  e solventes, fica mais  complicado.
Com o passar do tempo, a volatização de querosene, terebentina, eco-solventes e afins  intoxica, provoca sensibilizações, enfim não faz bem.
Descobri uma forma interessante e prática. Usar óleo de cozinha e sabão.


Retira-se a carga maior de tinta com papel toalha ou pano (descartável). Em seguida mergulhamos os pelos do pincel em óleo de cozinha e arrastamos sobre papel toalha, ou pano, até esgotar toda tinta remanescente.
Para finalizar basta esfregar o pincel sobre um sabonete ou detergente lavando os pelo ou cerdas com delicadeza. Após o enxágue pressionar com um tecido absorvente arrumando o tufo na direção apropriada e secando na horizontal, ou vertical com os pelos para cima.


Não abafe os pinceis com plásticos ou estojos impermeáveis,  se não estiverem absolutamente secos.
Durante o ato de pintar podemos colocar vários potinhos na bancada, ( godê ou  dipper) ou acoplados na paleta,contendo óleo de cozinha para limpar os pincéis na troca de cores.


Minha escolha recai nos de aço inox pela durabilidade e praticidade na limpeza. Não necessariamente  dippers ou godês  específicos para pintura. A cozinha oferece várias escolhas...forminhas pequenas, potes de alimentos descartados, etc. Opções mais baratas e tão boas quanto.
O óleo de cozinha também limpa perfeitamente as mãos. E não resseca.
Minha opção recaiu no óleo de soja pois li em algum livro que é uma das opções  de aglutinante para pigmentos na preparação das tintas. E é barato.

* Se a sua preferência está nas soluções industrializadas e prontas recorra ao comércio de utensílios e acessórios de arte. Nas lojas especializadas existem soluções específicas para limpeza de pinceis, para limpeza das mãos, hidratante para mãos, escovinhas e outros artefatos para limpar pinceis, geralmente de  plástico; vários modelos de bandeja para lavar, secar e armazenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário