sexta-feira, fevereiro 10, 2017

Rótulo de Tinta Óleo


Verde Inglês - duas marcas brasileiras.

Quando olhamos um tubo de tinta ( rótulo) o que nos impressiona primeiro é a cor do tubo. Ou pelo menos uma faixa identificando se é verde, amarela, azul, preta....
 Depois vem o nome fantasia...Que não significa muito pois marcas diferentes fazem tintas com o mesmo nome usando pigmentos diferentes.


1) Verde Inglês na horizontal: PW6 (branco titânio), PY74 (amarelo cádmio claro), PB15;2 ( azul de ftalocianina ou azul água); PG7 ( verde água alisarina ou antigo verde jasper)
2) Verde Inglês na vertical: PY74 (amarelo cádmio claro; PB27 ( azul da Antuérpia ou Azul da Prússia)

O resultado da massa colorante, nestas tintas de nomes iguais e composições diferentes, pode  ser muito parecido ou não. A maior diferença de resultado ocorre na mistura de tintas.
Desta forma usando uma novidade, sem atentar para os pigmentos, pode-se ter grande surpresa no resultado das cores combinadas.


Pigmentos 

Entendendo os pigmento, através da leitura dos símbolos, podemos ter uma ideia da composição, desempenho e toxicidade da tinta que usamos  *Veja a resenha sobre Toxicidade das Tintas.
Estes pigmentos com frequência  são representados nas embalagens através de letras e números .

Existem dez códigos referentes à dez categorias básicas de pigmentos:

PY = Pigmento Amarelo
PO = Pigmento Laranja
PR = Pigmento Vermelho
PV = Pigmento Violeta
PB = Pigmento Azul
PG = Pigmento Verde
PBr = Pigmento Castanho
PBk = pigmento preto
PW = Pigmento Branco
PM = Pigmento Metal.

*A composição química de cada pigmento, e características físico-químicas, podem ser consultadas em tabelas controladas pela SDC -Society of Dyers and Colourists. São oferecidas para venda, porém alguns sites disponibilizam gratuitamente tabelas satisfatórias (The Color of Art Pigment Database)


Tubo de Tinta Óleo

Apesar de existir um padrão aceito mundialmente algumas marcas oferecem menos informações gravadas no tubo ou pote de tinta.  Geralmente a tinta mostra informações  impressas direto no tubo. Entretanto algumas marcas colam rótulos de papel que eventualmente descolam e se perdem...rsss.


Habitualmente na frente do tubo vemos:

1.nome da cor, 2. fabricante, 3.linha do produto, 4.  traduções do nome, e logo abaixo número na tabela de cores, 5.grau de permanência,  6. indicação de preço ,  7.capacidade ou quantidade contida.



No verso observamos:

1.continuidade da  faixa indicativa de cor,  2. *um símbolo quadrado que indica o grau de opacidade e ** referência a resistência à luz, 3.  códigos dos pigmentos, 4. nome do aglutinante, 5. selo de homologação ou reconhecimento de qualidade,  6. informações sobre o fabricante.

*Grau de Opacidade

Opaco - Significa que a tinta é opaca,  tem forte poder de cobertura . Boa para empasto e ruim para velaturas.
Transparente - Tintas que tem pigmento transparente e muito óleo. São usadas na mistura com o branco e para velaturas. Não suporta empasto devido a consistência fluida.
Semi-transparente - Com a mesma característica da tinta transparente apesar de não ser tão adequada para velaturas.
Semi-opacas - São boas para frotagem, apesar do poder de cobertura menos que nas opacas.

**Resistência a Luz.
Os símbolos mais comuns para identificar quanto a tinta resiste as radiações luminosas ( UV) são números romanos ou estrelas.

I ou * - .Excelente resistência
II ou ** - Muito Boa
III ou *** Insuficiente ( esta tinta não deverá ser misturada com branco ou submetida a luz ultra violeta).

 Tintas não resistente a luz comprometem a durabilidade da pintura. Se forem usadas é imprescindível  a cobertura posterior com um verniz  finalizador protetor.

Referências: Lindsay Yankey Ilustration; Arts creations; Old Holland; Cozinha da Pintura;Atelier Janaína Bruno; Aula de Artes Professor Douglas;

2 comentários:

  1. Olá, achei maravilhoso esse artigo, pois pensei que ter mais estrelas como indicador de permanecia seria algo bom. Agora aprendi mais uma.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyanna. Que bom que fui útil. Tinha a mesma expectativa e como sou autodidata estou compartilhando o que aprendo. Bj. Elisabeth

      Excluir