quinta-feira, junho 01, 2017

Deserto de Gobi - Ensaio


Ocupando o Norte da China e o Sul da Mongólia, um imenso planalto, constituído por estepes e dunas de areia forma Gobi,  o quinto maior deserto do mundo.
Devido a altitude que varia de 900 m a 1500 m apresenta um clima peculiar, com neve ocasional no inverno e verão tórrido.
A imagem encantadora do rastro deixado pela caravana sobre as dunas alaranjadas, parcialmente cobertas pela neve, foi um convite irresistível.
A medida que a imagem progride e os detalhes se multiplicam surgem defeitos e acertos. A tal da profundidade da imagem não é pra se fazer de olhos fechados...rssss.


Recentemente ouvi uma coisa interessante: Na pintura devemos começar pelos objetos  mais distantes. Percebi que sou desordenada neste sentido, e tenho a tendência de começar pelo que está próximo aos olhos, na perspectiva.
ERROOO!!!
Neste fiz exatamente assim. Comecei pelo inferior da tela; em direção a linha do horizonte.
Entretanto errando se aprende. Nas próximas começo pintando o que está longe...ao fundo.
Eis o meu deserto embaladinho em papel filme para evitar a umidade típica desta cidade, em pleno e chuvosos outono. Dizem os estudiosos que aqui o sol aparece menos que em Londres, e que embolora até pensamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário